Motor Behavior Laboratory

Sinopse

O Laboratório de Comportamento Motor é um dos laboratórios da Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa. Ao longo dos anos muitos foram os mestrandos e doutorandos que desenvolveram investigação neste laboratório, com a orientação de professores especializados em diferentes áreas, instrumentos e métodos. O focus do Laboratório de Comportamento Motor é no conhecimento acerca do controlo e coordenação de movimentos. A natureza dos processos de mudança e adaptação que caracterizam a investigação em Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora é igualmente um aspecto central das actividades do laboratório.

Estamos interessados no desenvolvimento de métodos e no planeamento de investigação que nos elucide o que acontece quando realizamos movimentos, aqui incluímos a natureza da informação perceptiva que sustenta o comportamento motor. Desenvolvemos investigação onde se enquadram tópicos como, os efeitos de diferentes designs de prática, a condução perceptiva de movimentos de alcançar, adaptações posturais e comportamento manipulativo em populações especiais, ou ainda a coordenação interpessoal em contextos cooperativos e competitivos como os desportos de equipa (e.g., Rugby).

Este laboratório está igualmente aberto para a realização de investigação do comportamento motor em contextos ecológicos, recorrendo a métodos que derivam das ciências sociais e das técnicas de observação. De facto, temos uma longa tradiação na análise do comportamento motor de crianças em contextos 'fora do laboratório', a qual se estende agora à investigação em desenvolvimento motor.

lmbehavior@gmail.com ou ppassos@fmh.ulisboa.pt